segunda-feira, 2 de junho de 2008

EXERCÍCIO

01) (FEP-PA) O DNA e o RNA são constituídos de muitas unidades, os nuclotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada. A diferença entre DNA e RNA se estabelece:a) na pentose e nas bases nitrogenadas.b) no fosfato e nas bases nitrogenadas.c) na pentose e no fosfato.d) na pentose, nas bases nitrogenadas e no fosfato.e) apenas nas bases nitrogenadas.
02) (UNESP) Na molécula de DNA ocorrem os seguintes pareamentos de bases nitrogenadas:a) adenina com uracila e citosina com guanina.b) adenina com timina e guanina com uracila.c) adenina com guanina e citosina com timina.d) adenina com citosina e guanina com timina.e) adenina com timina e citosina com guanina.
03) (FEP-PA) Com relação ao DNA temos que:a) é constituído por apenas uma cadeia de polinucleotídeos.b) é encontrado predominantemente no citoplasma.c) é constituído por dois filamentos de polinucleotídeos.d) apresenta uracila no lugar de timina.e) apresenta ribose no lugar de desoxirribose.
04) (UFAL) O filamento simples de DNA ....TAGCATG.... tem como cadeia complementar:a) ....UTCGTUC.... d) ....ATCGTAC....b) ....TAGCATG.... e) ....UACGAUC....c) ....GTACTGA....
05) (GV) Análises químicas mostraram que o número de moléculas de timina em uma amostra de DNA é sempre igual ao número de moléculas de:a) adenina. d) ribose.b) citosina. e) desoxirribose.c) guanina.
06) (FUVEST) Qual das sequências abaixo corresponde ao produto de transcrição do segmento AATCACGAT de uma fita de DNA?a) TTACTCGTA. d) UUAGUGCUA.b) TTAGTGCTA. e) UUACUCGUA.c) AAUCACGAU.
07) (FCC-BA) Na síntese de proteínas, há participação do RNA:a) mensageiro apenas.b) ribossômico apenas.c) transportador apenas.d) mensageiro e do RNA transportador apenas.e) mensageiro, do RNA ribossômico e do RNA transportador.
08) (FATEC) Considere as seguintes etapas da síntese de proteínas:I - Produção do RNA mensageiro a partir do DNA nuclear.II - Ligação do RNA mensageiro aos ribossomos, formando os polirribossomos.III - Produção de proteínas a partir da ligação dos códons de RNA mensageiro aos anticódons correspondentes.As etapas I e III são denominadas, respectivamente:a) tradução e fixação.b) autoduplicação e tradução.c) transcrição e tradução.d) tradução e transcrição.e) tradução e replicação.
09) (UFAL) Um gene com 450 pares de nucleotídeos codifica uma proteína com aproximadamente:a) 150 aminoácidos. d) 225 nucleotídeos.b) 150 nucleotídeos. e) 900 aminoácidos.c) 225 aminoácidos.
10) (PUC-RS) O aminoácido valina pode ser codificado pelo códon GUA. Quais as trincas que corresponderão a este código no DNA e no RNA transportador, respectivamente?a) GCC - UUT. d) CAU - CAT.b) ATC - GUT. e) CAT - CAU.c) GUT - ATC.
11) (FEP-PA) Considerando que os aminoácidos leucina, metionina, valina e tirosina são determinados, repectivamente, pelos códons CUA, AUG, GUA e UAC, determinar a sequência de bases de DNA responsável pela sequência de aminoácidos: leucina - metionina - valina - tirosina - metioninaa) GTT - TTC - CTT - TTG - TTCb) GAU - UAC - CAU - AUG - UACc) GAT - TAC - CAT - ATG - TACd) GTU - UTC - CTU - TUG - UTCe) TAG - GAA - AAG - AGT - GAA
12) (UFES) Preencha as lacunas:"O ácido desoxirribonucléico é formado por uma cadeia (1) ______ de desoxirribonucleotídeos, onde ocorre pareamento de bases: (2) _____ e _____. O processo de auto-duplicação do DNA é do tipo (3) _____ e ocorre no período (4) _____ da intérfase".

(1)
(2)
(3)
(4)
a)
dupla
A = C; G = T
semi-conservativo
S
b)
dupla
A = T; C = G
semi-conservativo
S
c)
simples
A = T; C = G
conservativo
G2
d)
simples
A = T; C = G
semi-conservativo
S
e)
dupla
A = T; C = G
semi-conservativo
G1
13) (SANTA CASA) Uma proteína típica contém cerca de 200 aminoácidos. As instruções para formação de tal molécula envolverão, no mínimo, cerca de:a) 200 bases de DNA. d) 200 moléculas de DNA.b) 400 bases de DNA. e) 600 moléculas de DNA.c) 600 bases de DNA.
14) (SANTA CASA) Um botânico, após uso de radiação, obteve uma variedade de planta que diferia da selvagem por apresentar flores pretas. Um bioquímico constatou que tal pigmento fora produto de uma reação química catalisada por uma enzima nova, com 3 aminoácidos a menos que a relaciona com síntese do pigmento da flor selvagem. Um geneticista, consultando a respeito, concluiu que a radiação tinha eliminado, nesta variedade, pelo menos:a) 3 genes.b) 3 pares de genes.c) 3 pares de nucleotídeos do ADN.d) 3 pares de nucleotídeos de ARN-m.e) 9 pares de nucleotídeos de ADN.
15) (PUC-SP) "No citoplasma, um conjunto de códons (I), ligado a ribossomas, complementa-se com anticódons (II), possibilitando a síntese de uma enzima".No trecho acima, o processo sucintamente descrito e os componentes I e II são denominados, respectivamente:a) tradução, RNA mensageiro e RNA trasnportador.b) transcrição, RNA transportador e RNA mensageiro.c) transcrição, RNA mensageiro e RNA transportador.d) tradução, RNA ribossômico e RNA mensageiro.e) replicação, RNA ribossômico e RNA transportador.

2 comentários:

Zdyegoz Francisco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zdyegoz Francisco disse...

cade as respostas?