sexta-feira, 30 de maio de 2008

exercício

2) Para a classificação dos seres vivos, os cientistas baseiam-se em características importantes, envolvendo o plano de organização corporal, composição química das proteínas e dos genes. Com base nesses critérios julgue os itens a seguir:
0 0 Lineu propôs a nomenclatura binomial que consiste em um nome genérico e um específico dos seres vivos, utilizando, como critério de classificação, o ambiente onde eles vivem.
1 1 Os seres vivos que, originalmente eram agrupados em dois Reinos (Vegetal e Animal), são, atualmente, divididos em cinco Reinos: Monera, Protista, Fungo, Vegetal e Animal.
2 2 Os Vírus estão excluídos dos Reinos propostos por Whittaker porque são acelulares.
3 3 A Espécie é a unidade taxonômica básica do sistema de classificação biológica e deve ser grafada com destaque dentro do texto e precedida pelo nome genérico.
4 4'Euraphia rhizophorae', 'Crassostrea rhizophorae' e 'Crassostrea brasiliana' são espécies de invertebrados que vivem em estuários. Com base nos princípios da nomenclatura biológica, podemos concluir, que há maior grau de parentesco entre 'Crassostrea rhízophorae' e 'Crassostrea brasiliana' do que entre 'Euraphia rhizophorae' e 'Crassostrea rhizophorae'.

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

PROFESSOR: SALVADOR
Os seres vivos são classificados segundo suas semelhanças anatômicas e embriológicas.
O atual sistema de classificação foi criado por Lineu e é chamado de Sistema Artificial de classificação dos Seres Vivos.
Junto com o sistema de classificação dos seres vivos Lineu publicou as regras para nomenclatura dos seres vivos.
Todos os seres vivos do planeta são classificados em 5 reinos:
# Reino Monera;
# Reino Protista;
# Reino Fungi;
# Reino Metaphyta;
# Reino Metazoa.

EXERCÍCIOS
1) Classificando-se os seres vivos, é possível estabelecer uma ordem na diversidade da natureza, facilitando a sua compreensão. Julgue os itens a seguir:
0 0 O sistema binomial de nomenclatura adota a Espécie como unidade básica de classificação.
1 1Em taxionomia, uma Ordem engloba diversas Famílias, assim como um Gênero reúne diferentes Espécies.
2 2 Um determinado vegetal, de acordo com a classificação vigente, pertencerá obrigatoriamente a um Reino, a um Filo ou Divisão, a uma Classe, a uma Ordem, a uma Família, a um Gênero e a uma Espécie.
3 3 O Reino Protista engloba organismos unicelulares eucariontes, entre os quais se incluem protozoários e certas algas.
4 4 O Reino Fungi engloba os cogumelos, os liquens e as briófitas.

EM BREVE NOVIDADES

BOM DIA!
Pessoal, espero poder contar com participação e paciência de vocês, pois nosso blog está em fase de construção, mas adianto que apartir de hoje estremos postando apostilas com questões, fresumos e imagens dos assuntos mais importantes para os vestibulares.
abraços.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

CÉLULA ( ORGANELAS E MOLÉCULAS);
TECIDOS;
ORGÃOS;
SISTEMAS;
ORGANISMO;
POPULAÇÕES;
COMUNIDADES;
ECOSSISTEMAS;
BIOSFERA;
Devemos nos atentar as esses níveis de organização, pois os mesmo serão cobrados nas provas de vestibulares seriados.

Cheguei!

Boa noite!
Galera cheguei a esse novo espaço para divulgar temas de biologia importantes, para todos vestibulandos q se submeterão aos vestibulares da ufs e ufal.
Espero contar com a colaboração de todos vocês, para que juntos possamos conseguir sucesso nessa nova empreitada.
Até breve!