terça-feira, 2 de junho de 2009

Síntese de Proteínas-2

1)As proposições abaixo dizem respeito ao método de estudo, características e origem dos seres vivos:
00 – Os estudos científicos são realizados com a utilização de um método que segue os seguintes passos:
· Proposição de um problema
· Formulação de uma hipótese
· Levantamento de deduções por meio de observações ou experimentos
· Conclusões sobre a validade ou não da hipótese.
11 – Os seres vivos distinguem-se dos não vivos por sua composição química, por apresentarem metabolismo, por conseguirem se reproduzir e pela capacidade de reagir a estímulos externos.
22 – Acredita-se que a temperatura inicial da atmosfera da Terra era altíssima e que essa camada era caracterizada pela presença de oxigênio livre, metano, água, hidrogênio e amônia.
33 – Oparin e Haldane imaginaram a origem da vida na Terra supondo que nos oceanos primitivos teriam se formado substâncias orgânicas precursoras da vida.
44 – Os primeiros seres vivos eram auto-suficientes e capazes de fabricar seu próprio alimento porque já eram bastante complexos e conseguiam realizar as reações químicas necessárias para isso.
2)As afirmações abaixo são sobre os ácidos nucléicos e a síntese de proteínas..
00 – Os núcleos das células eucarióticas em interfase são circundados por uma membrana e neles há filamentos de cromatina e um ou mais nucléolos. Na divisão celular, membrana nuclear e nucléolos desaparecem.
11 – Os nucléolos são constituídos apenas por RNA e DNA. A cromatina, além de DNA e RNA, contém proteínas.
22 – Células de um organismo diplóide, que possui 8 cromossomos (2n=8), têm 8 cromossomos com duas cromátides cada quando estão na prófase e metáfase da mitose.
33 – Quando, na molécula de DNA, há a seguinte seqüência de bases nitrogenadas – adenina – timina – citosina, o segmento correspondente na molécula de RNAm será timina – adenina – guanina.
44 – O esquema abaixo refere-se ao processo de síntese de proteínas. Nele, os algarismos I a V representam:
I = RNAt
II = cadeia de aminoácidos
III = RNAm
IV = DNA
V = núcleo celular


O DNA é o material genético em todas as espécies de animais, vegetais, fungos, protistas e bactérias conhecidas até o momento. Ele comanda de maneira indireta todas as atividades metabólicas de uma célula. Sobre o papel dos ácidos nucléicos nas células pode-se fazer as seguintes afirmações:
0-0) Os genes localizados nos cromossomos em todas as espécies de animais e vegetais são constituídos por DNA.
1-1) Os genes transcrevem moléculas de RNA e muitas delas vão atuar na síntese dos polipeptídeos, que ocorre principalmente no núcleo das células animais é vegetais.
2-2) Nucléolos são estruturas presentes nos núcleos das células bacterianas que contém grandes quantidades de RNA, ácido ribonucléico, constituinte importante dos ribossomos bacterianos.
3-3) Moléculas de RNA são transcritas a partir dos genes das espécies bacterianas e muitas delas atuam como mensageiros na síntese dos polipeptídeos que ocorre nos ribossomos dessas células.
4-4) Dá-se o nome de código genético ao conjunto de regras de correspondência entre as seqüências de bases do DNA de um gene e a seqüência de aminoácidos presentes na cadeia polipeptídica por ele especificada

4)As afirmações abaixo se referem a aspectos da citologia e bioquímica celular..
0-0)Entre os diversos tipos de substâncias orgânicas existentes nas células estão os lipídeos e os carboidratos, cujas moléculas são constituídas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
1-1)Quando se observam células ao microscópio, é importante saber quantas vezes sua imagem foi ampliada. Se, na ocular houver a marca 10 X e na objetiva 50 X, o aumento será de 500 vezes.
2-2)Observando estruturas de plantas e de animais ao microscópio, Schleiden e Schwann concluíram que os seres vivos são constituídos por células. Essa generalização ticou conhecida como teoria celular.
3-3)Na maioria dos fungos, a parede celular é constituída por quitina, enquanto nos vegetais, o principal componente dessa estrutura é a celulose. Quitina e celulose são carboidratos.
4-4)Sabendo-se que a porcentagem da base timina (T) no DNA de uma espécie corresponde a 30%, é possível concluir que a porcentagem de citosina (C) também será 30%.

5) A maioria das reações químicas dos seres vivos só ocorre na presença de determinadas proteínas,denominadas enzimas, que atuam como catalisadores. No tocante às enzimas, julgue os itens a seguir:
0 0 a temperatura é um fator importante na atividade das enzimas; para cada tipo de enzima, existe uma temperatura ótima, na qual a velocidade da reação é máxima.
1 1 todas as enzimas conhecidas são proteínas conjugadas, ou seja, são constituídas de uma parte protéica (apoenzima) e uma parte não-protéica (cofator).
2 2 em algumas enzimas, os cofatores são íons metálicos (e.g. cobre, zinco, manganês), elementos que consumimos em pequena quantidade na nossa dieta.
3 3 cada enzima tem um pH ótimo de atuação; a pepsina, por exemplo, uma enzima digestiva estomacal, só atua eficientemente no meio alcalino do nosso estômago.

6) O esquema a seguir representa o fluxo da informação genética em uma célula eucariótica.
Com relação ao esquema acima, julgue os itens a seguir:
0 0 1 representa o processo denominado duplicação.
1 1 2 representa o processo denominado tradução.
2 2 1 e 2 ocorrem no núcleo da célula e 3 ocorre no citoplasma.
3 3 o processo 2 é caracterizado pela adição de aminoácidos pelo ribossomo.
4 4 o processo 3 é caracterizado pela presença de um único tipo de RNA o RNA transportador.

7) Comente sobre a importância das enzimas para as células.

8) Comente sobre a importância da microscopia eletrônica para as células.

Nenhum comentário: