sexta-feira, 6 de junho de 2008

EXERCÍCIO PLATELMINTOS

1)Alguns animais não possuem sistema ou órgão responsável pelas trocas gasosas. Existem aqueles que absorvem oxigênio e eliminam gás carbônico por difusão, através da superfície epidérmica, como é o caso da
a) mosca.
b) aranha.
c) planária.
d) lesma.
e) estrela-do-mar.
2)A doença cujo ciclo é representado a seguir é velha conhecida da humanidade. Pelo menos tão antiga quanto a civilização egípcia, essa doença causada pelo verme 'Schistosoma mansoni' é hoje um dos maiores problemas de saúde pública em vários países tropicais. O saneamento básico insatisfatório facilita a transmissão do parasita que no Brasil é mais comum no Nordeste e no norte de Minas Gerais, mas todos os estados têm áreas afetadas.
Com base na figura e em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:
a) Em C ocorre reprodução assexuada no hospedeiro intermediário.
b) Uma única "larva II", denominada cercária, que entre pela pele do homem é capaz de realizar autofecundação e botar ovos.
c) O saneamento básico não impede a multiplicação do caramujo, cuja erradicação poderia ser uma medida preventiva.
d) A pesquisa de ovos do verme acima, nas fezes do hospedeiro vertebrado, pode ser utilizada para o diagnóstico da esquistossomose.
3)No Brasil, a esquistossomose encontra-se em expansão, com focos surgindo nas cidades do sul e noroeste de Minas Gerais. Assinale a opção INCORRETA.
a) Essa doença tem no homem seu hospedeiro definitivo.
b) A larva ciliada do 'Schistosoma mansoni' é o miracídio.
c) A forma contaminante de novos hospedeiros definitivos é a cercária.
d) O hospedeiro intermediário, o caramujo, elimina ovos em suas fezes.
4)A comercialização de carne clandestina tem contribuído para o aumento de parasitoses que acometem o ser humano. Destacam-se entre essas doenças as que são causadas por cestódeos, que poderiam ser evitadas caso medidas preventivas fossem observadas. Entre as diversas medidas que devem ser tomadas, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma medida preventiva, específica para parasitas dessa classe do filo Platyhelminthes:
a) Examinar visualmente se a carne a ser consumida contém cisticercos.
b) Evitar que o boi ou o porco beba água contaminada com miracídios.
c) Não comprar carne clandestina, que pode conter larvas de ancilóstoma.
d) Verificar se a carne suína ou bovina contém cistos de cercária grávidos.
e) Inspecionar a carne em busca de ovos de 'Fasciola hepatica'.
5) Encontra-se em cordados, artrópodos, moluscos e anelídeos, mas não em platelmintos:
a) celoma.
b) simetria bilateral.
c) sistema nervoso dorsal.
d) endoesqueleto calcificado.
e) reprodução sexuada.
6)
No ciclo de vida do animal ilustrado acima, os humanos podem assumir o papel de hospedeiro intermediário. Essa situação pode ocorrer, se o homem
a) ingerir carne mal cozida.
b) nadar em águas contaminadas pelo verme adulto.
c) ingerir os ovos embrionados do verme.
d) andar descalço e a larva penetrar ativamente pela sua pele.
e) beber água contaminada pela larva do animal.
7) A incidência de verminoses em geral pode ser reduzida por meio de medidas de saneamento e de orientação às populações carentes, no sentido de evitar o lançamento de seus dejetos diretamente no solo ou nos cursos d'água. No entanto, a eficiência dos métodos de prevenção depende do conhecimento de particularidades no ciclo de cada parasita para que o bloqueio ocorra antes do desenvolvimento de formas infectantes para o homem. No caso da esquistossomose, constitui medida profilática importante
a) a drenagem de reservatórios de água e a aplicação de substâncias químicas, para evitar o desenvolvimento de cercárias no hospedeiro.
b) a ingestão de alimentos higienizados e bem cozidos, para evitar a contaminação por proglotes, que se alojam no intestino delgado do hospedeiro.
c) os bons hábitos de higiene pessoal, reduzindo a possibilidade de contaminação por embrião hexacanto, que pode alojar-se no músculo do hospedeiro.
d) a ingestão de água tratada, para evitar o desenvolvimento de larvas capazes de migrarem para diversos órgãos, como pulmões, traquéia e faringe.
e) a utilização de calçados, para evitar o desenvolvimento de larvas no intestino delgado do hospedeiro, que podem provocar hemorragias.
8) "Um menino de cinco anos foi levado ao cirurgião Joseph Upton, em Boston. O Dr. Upton reconstituiu a orelha do menino, após esse ter sido mordido por um cão, mas, depois de quatro dias, o fluxo sangüíneo da orelha foi bloqueado. Se o fluxo não fosse restabelecido rapidamente, a cirurgia seria mal sucedida. Para desobstruir os vasos sanguíneos, o Dr. Upton adotou uma velha técnica: colocou 24 sanguessugas sobre o ferimento."
(Texto extraído de: PURVES, W. et al. Vida, a ciência da biologia. 6 ed.)
Interpretando o texto dado, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) As sanguessugas, representantes dos anelídeos hirudíneos, utilizaram-se de ventosas bucais para se fixarem à orelha do menino e sugar seu sangue.
b) As sanguessugas são ectoparasitas de vertebrados.
c) As sanguessugas liberam um poderoso agente anticoagulante que facilita a desobstrução dos vasos sangüíneos permitindo que a orelha do menino fosse irrigada.
d) A substância liberada pelas sanguessugas ativa a ação da trombina no sangue de mamíferos, que é uma enzima importante no processo de coagulação.
9Uma pessoa vegetariana estrita e que nunca teve contato com água onde vivem caramujos foi diagnosticada como portadora de larvas de tênia encistadas em seu cérebro.
Isso é
a) possível, pois se pode adquirir esse parasita pela ingestão de seus ovos e, nesse caso, as larvas originam cisticercos no cérebro.
b) possível, pois as larvas infectantes desse parasita desenvolvem-se no solo e penetram ativamente através da pele.
c) possível, pois esse parasita é transmitido por insetos portadores de larvas infectantes.
d) pouco provável, pois só se adquire esse parasita pela ingestão de carne contendo larvas encistadas (cisticercos).
e) pouco provável, pois as larvas infectantes desse parasita desenvolvem-se em caramujos aquáticos.
10) No ciclo evolutivo da 'Taenia solium' (tênia) o homem pode atuar tanto como hospedeiro intermediário como hospedeiro definitivo. A forma de infestação nessas duas situações ocorre, respectivamente, ao
a) ingerir-se ovos da tênia e andar descalço.
b) comer-se carne de porco contendo os cisticercos e andar descalço.
c) ser picado pelo mosquito vetor e beber água não tratada.
d) ingerir-se ovos da tênia e comer carne de porco contendo os cisticercos.
e) andar descalço e ser picado pelo mosquito vetor.
11) A esquistossomose é uma parasitose humana causada pelo 'Schistosoma mansoni'. A respeito desse parasita é INCORRETO afirmar que:
a) além do homem, possui um outro hospedeiro.
b) tem sexos separados, isto é, há machos e fêmeas.
c) pertence ao mesmo filo da 'Taenia solium'.
d) possui mais do que um estágio larval.
e) é adquirido pelo homem por meio da ingestão de alimentos contaminados com as larvas.
12) Uma medida eficaz no combate à esquistossomose é
a) destruir os caramujos que são os hospedeiros intermediários.
b) evitar o consumo de carne suína que não seja bem cozida.
c) construir moradias de alvenaria sem fendas nas paredes.
d) aterrar locais de água paradas onde vivem as larvas do mosquito.
e) evitar o consumo de carne ovina de procedência desconhecida.
13) Nesse Filo, os animais apresentam simetria bilateral, são não-segmentados, protostômios, triblásticos, acelomados. Eles apresentam órgãos com funções especializadas e células excretoras organizadas num sistema excretor. É o primeiro grupo na escala evolutiva a apresentar um sistema excretor e uma cefalização. Assinale a alternativa que apresenta o nome do táxon acima mencionado.
a) Celenterados.
b) Nematelmintos.
c) Platelmintos
d) Anelídeos
14) Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue
a) não tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros.
b) não tem fundamento, pois a cisticercose não é transmitida pelo consumo de carne, mas, sim, pela picada de mosquitos vetores.
c) não tem fundamento, pois a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem caramujos hospedeiros do verme.
d) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contaminada por larvas encistadas, os cisticercos.
e) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo dos ovos da tênia, os cisticercos, que ficam alojados na carne do animal hospedeiro.
15) Em vários córregos existentes na periferia de uma cidade, foram encontradas larvas denominadas miracídios. Essas larvas dariam segmento ao ciclo de vida do verme ___(1)___ se pudessem se instalar no corpo de um ___(2)___.
No trecho acima, as lacunas 1 e 2 devem ser
preenchidas correta e, respectivamente, por
a) 'Ancylostoma duodenale' e molusco.
b) 'Taenia saginata' e mamífero.
c) 'Schistosoma mansoni' e molusco.
d) 'Necator americanus' e mamífero.
e) 'Ascaris lumbricoides' e molusco.
16) As convulsões apresentadas por um paciente foram diagnosticadas pelo seu médico como sendo devidas à cisticercose. Este paciente
a) foi picado por 'Triatoma'.
b) ingeriu ovos de 'Taenia'.
c) bebeu água contendo colibacilos.
d) nadou em lagoa contaminada por 'Schistosoma'.
e) andou descalço em terreno contaminado por 'Ascaris'.
17) A respeito dos platelmintos é INCORRETO afirmar que:
a) há representantes que possuem tanto reprodução assexuada como sexuada.
b) há representantes tanto de vida livre como parasitas.
c) são todos triblásticos acelomados.
d) possuem sistema respiratório e circulatório.
e) há representantes hermafroditas e de sexos separados.
18) Os platelmintos pertencem ao primeiro grupo de animais a possuir um sistema excretor. Este é bastante primitivo, formado por células-flama. A principal função destas células é:
a) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sangue e lançá-los para o intestino;
b) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do sistema circulatório e lançá-los para o exterior;
c) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do tecido epitelial e lançá-los para o intestino;
d) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do ectoderma e lançá-los para os túbulos de Malpighi;
e) remover o excesso de água e os resíduos nitrogenados do mesoderma e lançá-los para o exterior.
19) Um zoólogo recebe, para classificar, um animal vermiforme, desconhecido. Após estudar os aspectos anatômicos e histológicos, o pesquisador verifica que o exemplar possui certas características: uma grande cavidade entre a parede do corpo e o sistema digestivo, tubo digestivo completo e tecidos de origem mesodérmica.
Essas características EXCLUEM a possibilidade de o animal ser classificado entre os
a) 'Annelida'.
b) 'Platyhelminthes'.
c) 'Nematoda'.
d) 'Holothuroidea'.
e) 'Gimnophiona' (Apoda).
20) Observe o esquema a seguir, referente ao ciclo da esquistossomose:
I, II e III são, respectivamente:
a) cercária, miracídio e ovo.
b) miracídio, ovo e cercária.
c) ovo, cercária e miracídio.
d) ovo, miracídio e cercária.
e) cercária, ovo e miracídio.

4 comentários:

Erickson disse...

E aí Salvador!! Axei teu blog na net hein? kkkkkkkkkkkkkkk
Tá massa!
Abraço^^

Unknown disse...

Oi Salvador!!!
Legal seu blog, mas faltou as figuras das questões!!!!

Grande abraço
Luiza

Unknown disse...

eita axei legal esse blog seu em salvador

Unknown disse...

Qual é a resposta da questão 19?